Na última quarta-feira (20), a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) realizou o Workshop “Utilização de drones na silvicultura”. O treinamento, que aconteceu na sede da associada Agroflorestal Campo Alto, em Santa Cecília/SC, reuniu mais de 40 profissionais dos três estados da Região Sul.
A programação foi dividida em dois momentos. Pela manhã, quatro apresentações teóricas trouxeram temas como legislação, equipamentos, tecnologia e produtos utilizados pelos drones. Já na parte da parte ocorreram duas dinâmicas. A primeira tratou do comportamento das moléculas utilizadas como herbicidas na silvicultura. A segunda foi uma demonstração de aplicação com drone em um plantio de pinus.
O diretor-executivo da ACR, Mauro Murara Jr. agradeceu a associada, Agro Florestal Campo Alto, e as empresas Lavoro/Futuragro Florestal e Timber/Xag, por apoiarem a realização do Workshop.

A programação
O workshop iniciou com a apresentação de Josué Andreas Vieira. O engenheiro agrônomo, aplicador aeroagrícola remoto e agente de desenvolvimento regional do SINDAG apresentou “Regulamentação para utilização de drones na silvicultura” que tratou, entre outros assuntos, sobre a sobre legislação. O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG) atua em todo o território brasileiro e representa as empresas de serviços aéreos especializados de proteção à lavoura.
Em seguida Matheus Boeira e Rafael Lima, do departamento de drones da Timber, fizeram a palestra “Potenciais e desafios do uso de drones na silvicultura”. A Timber é uma das empresas associadas à ACR. Fundada em 2002, é especializada em promover competitividade em operações florestais e outros segmentos. Tem como marca o pioneirismo na mecanização do setor florestal da Região Sul. A Timber tem sede em Curitiba (PR), e filiais em Lages (SC), Guaíba (RS) e Pelotas (RS).
O pesquisador e ex-professor, Pedro Christofoletti, abordou o tema “Comportamento dos herbicidas no solo e nas plantas”. Christofoletti é mestre em Agronomia, na área de especialização em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo – ESALQ e PhD em Weed Science (Ciência das Plantas Daninhas) pela Colorado State University. Tem pós-doutorado pela Colorado State University e é membro honorário da Weed Science Society of America. Pesquisador e professor aposentado, tem mais de 150 trabalhos publicados.
Fechando a programação técnica, o geógrafo e técnico em Agropecuária, José Augusto de Almeida, apresentou: “Qualidade da água e uso de adjuvantes no preparo e eficiência da calda para pulverização”. José Augusto é técnico em agropecuária e geógrafo com 23 anos de carreira no agronegócio. Acumula experiências como consultor técnico e gerente de vendas.

Veja as fotos: https://acr.org.br/portfolio/workshop-utilizacao-de-drones-na-silvicultura-santa-cecilia-sc-20-de-setembro-de-2023/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *