Mais de 60 pessoas participaram na última terça-feira (28), do Workshop sobre Segurança Fitossanitária, promovido pela Associação Catarinense de Empresas Florestais. O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages.

O Workshop foi dividido em dois blocos. Pela manhã as apresentações foram: “Tendências tecnológicas para operações de defesa e proteção florestal”, com o professor Dr. Jean Sanpietro, do curso de Engenharia Florestal do CAV/Udesc; “Prevenção e monitoramento à Vespa-da-Madeira”, com a Dra. Mariane Nickele, do Funcema; “Prevenção e combate ao pulgão gigante e formigas cortadeiras”, com o Dr. Wilson Reis, da Epagri; “Vantagens do uso de drones na pulverização de áreas florestais”, com o professor Dr. Marcos Benedito Schimalski, do curso de Engenharia Florestal do CAV/Udesc; e “Defesa sanitária vegetal – pragas de interesse agroflorestal, com Paulo Borba, da Cidasc.

No período da tarde, o segundo bloco teve as seguintes apresentações: “NIMF 15 e Portaria 385/2021 – Tratamento fitossanitário/pragas quarentenárias”, com Alan Rizzoli, do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Mapa; “Proteção Florestal e Análise de Risco: desafios e oportunidades”, com Diego Camelo (Ibá); e “Desafios e perspectivas no desenvolvimento de novas tecnologias de monitoramento e controle de formigas cortadeiras”, com Mariane Camargo, da associada Klabin.

Temas como utilização de novas tecnologias, legislação e atuais ameaças ao setor de base florestal foram debatidos entre os palestrantes e o público presente.   O evento contou com o apoio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), do Fundo Nacional de Controle de Pragas Florestais (Funcema), da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), da Udesc, da Embrapa Florestas e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *